Dinheiro é tranquilidade

Há muitas coisas na vida sobre as quais não temos controle, e precisamos nos adaptar às circunstâncias, tais como o comportamento das outras pessoas, determinadas condições ou problemas de saúde, o clima, etc. Dinheiro (ou a falta dele) não deveria ser uma fonte de problemas, mas sabemos que pra muita gente é.

A nossa situação financeira é algo que podemos e devemos controlar, para que nos garanta tranquilidade. “Ah, mas dinheiro não traz felicidade”, argumentam muitos. Concordo em parte. Só dinheiro não traz felicidade a ninguém, mas a falta dele tira felicidade, a falta dele tira o sono de muita gente. Então só isso já é mais do que motivo pra que todas as pessoas aprendam sobre educação financeira. Claro que se a pessoa tem uma renda muito pequena, pode ter problemas com as finanças mesmo tendo alguma noção de educação financeira (isso é bem discutível, mas vou deixar pra falar em outro momento), mas tem muita gente que tem uma renda bastante razoável, ou uma ótima renda até e que tem problemas financeiros. Isso é algo completamente desnecessário.

“Ah, mas eu não entendo nada de matemática”, “Ah, mas eu não sou bom com os números”. “Ah, mas eu não gosto de falar em dinheiro”, “Dinheiro não é tão importante pra mim”. Já ouviu ou falou alguma dessas frases? São só formas de “fugir” da responsabilidade de em controlar suas finanças. Só que fugir da responsabilidade não resolve nada. Tudo que você não controla acaba controlando você. Se você não tem controle sobre as finanças e “descobre” no fim do mês se sobrou ou faltou dinheiro, mais cedo ou mais tarde vai ter problemas, e não adianta colocar a responsabilidade nos outros. A vida financeira é responsabilidade de cada um de nós.

Um bom controle financeiro é fonte de tranquilidade. Dinheiro é liberdade. Se você tem um bom planejamento financeiro vai poder cada vez mais fazer mais coisas na vida porque você quer e menos coisas porque você precisa. Não é ótimo?

Aprenda a lidar melhor com suas finanças.