Normalmente preferimos não pensar na aposentadoria. Parece um período tão distante que podemos deixar pra ver isso outra hora. Só que às vezes o tempo passa rápido e quando resolvemos nos preparar fica bem mais difícil, pois o tempo é o maior aliado do planejamento de aposentadoria (os os juros compostos fazem um trabalho extraordinário neste caso).
Por isso faço 3 perguntas:
– Você já pensou na sua aposentadoria? Se sim, ótimo. (Muitas pessoas já pensaram).
– Você já está investindo algum dinheiro para a sua aposentadoria? Se sim, ótimo. (Somente algumas pessoas vão responder que sim).
– Você sabe se o valor que está investindo será suficiente para garantir a renda que deseja para se aposentar? (Agora complicou, bem poucas pessoas têm clareza sobre isso, infelizmente).
Foi-se o tempo em que bastava contribuir para a previdência oficial e pronto, havia uma garantia de renda na aposentadoria, relativamente proporcional à contribuição feita ao longo dos anos de trabalho. A reforma da previdência alterou várias coisas, e certamente haverá outras. Quem não está muito perto de se aposentar pode ter certeza que o cenário tende a ser pessimista: mais tempo de trabalho e menores valores de benefício nos aguardam no futuro. Me atrevo a prever que futuramente não haverá um teto muito acima do salário mínimo para a aposentadoria pelo INSS.
Mesmo quem já investe para a aposentadoria precisa tomar cuidado, pois uma coisa muito comum de acontecer é a pessoa fazer aportes em um fundo de previdência, por exemplo, e com isso “ficar tranquila”, afinal, está poupando para a aposentadoria. Só que muitas vezes ela não foi bem orientada a respeito do valor que devem ter estes aportes para garantir uma renda adequada lá na frente. O que acontece aí é que depois de vários anos a pessoa descobre que o saldo do plano de aposentadoria vai gerar uma renda bem pequena, muito menor do que ela vai precisar.
Aliás, o plano de previdência não é a única forma de se preparar para a aposentadoria, mas é uma ferramenta importante em alguns casos. Um bom planejamento financeiro pode ajudar a se preparar para chegar com mais tranquilidade a esta fase da vida.