Você não precisa ser um especialista em investimentos para investir bem!

Assim como não precisa ser uma nutricionista para se alimentar bem, não precisa ser um chef para cozinhar bem, não precisa ser um atleta profissional para praticar bem algum esporte, não precisa ser um profissional de investimentos para investir bem.

Mas precisa sim ter um conhecimento mínimo e treinar um pouquinho.

O que não funciona é ficar dizendo “não entendo nada dessas coisas de investimentos!” e querer que seu dinheiro seja bem cuidado. Vai deixar depender da sorte, de ter alguém te ajudando? Cuidado! O único responsável por cuidar bem do seu dinheiro é você.

Se você terceirizar o cuidado do seu dinheiro, o máximo que vai poder dizer é que a culpa foi do outro, mas o dinheiro perdido (se alguma coisa der errado) vai ser seu!

Se você quer investir melhor seu dinheiro, há várias maneiras de se aprimorar para isso. Você pode buscar conhecimento na internet, há muita informação disponível. Neste caso você precisa de tempo para aprender e discernimento para saber em quais informações pode confiar. No caso dos investimentos, o tempo é um dos fatores mais importantes para um bom resultado. Quanto antes você investir melhores serão os seus retornos no longo prazo.

O gerente do banco ou a assessor da corretora podem ajudar? Sim, mas cuidado! Por duas razões principais. Primeira: ele trabalha pra instituição financeira, não pra você, então acontece uma coisa chamada conflito de interesses (ele pode indicar um produto bom pra você, mas se entre os produtos um resulta em mais comissão que o outro, ou ele precisa bater uma meta, ele pode acabar sendo tendencioso na escolha dos investimentos que vai te oferecer). Não é nada ilegal, não está errado, só é inerente a este modelo que existe hoje onde o assessor te ajuda “de graça”. Nada é de graça, tenha sempre isto em mente. Algumas instituições são mais outras menos transparentes em relação a isso. E o segundo ponto é: ele (o assessor ou gerente) não sabe os detalhes da sua vida, não tem a fotografia completa, não sabe toda a sua situação, seus sonhos, seu contexto de vida… e isso faz toda a diferença na hora de decidir onde investir!

Então eu sempre defendo que somente você pode decidir o que fazer com seu dinheiro. Se não tem o conhecimento necessário para avaliar os investimentos procure ajuda. Um planejador financeiro independente vai sentar “do seu lado da mesa” e te ajudar a avaliar as melhores opções para o seu dinheiro, de maneira isenta e buscando o que se encaixa melhor com seu contexto de vida e seus interesses. Já tinha pensado nisso?

Quero investir bem!