5 dicas de educação financeira para usar com os filhos.

A melhor maneira de educar financeiramente as crianças é a mesma de educar para a vida: DÊ O EXEMPLO.

Seguem aqui algumas dicas práticas:

1- Vá ao supermercado com lista de compras, compare preços, mostre como você decide a compra (qualidade x preço, embalagens econômicas, escolhas sustentáveis, saudáveis, etc). Sim, leve seu filho ao mercado, ele pode aprender muito com isso.

2 – Vá ao shopping com objetivos definidos, evite compras por impulso. Combine antes com as crianças o objetivo da ida ao shopping. Exemplo: “Hoje vamos ao cinema” (e neste dia não precisa ter compras). Procure não fugir dos objetivos para evitar que o passeio vire uma lista de pedidos. Isso evita transformar cada ida ao shopping numa expectativa de ganhar alguma coisa e fazer com que as crianças saibam que não vai adiantar ficar o tempo todo pedindo coisas.

3 – Economize recursos / evite desperdício (alimento, água, energia, etc.)

4 – Faça programas sem compras. Diversão boa não precisa ser cara. As crianças em geral adoram ir a parques, praças, andar de bicicleta, jogos de tabuleiro, etc. Não associe sempre diversão a gastos.

5 – Mostre o impacto dos juros – pegue um encarte com preço à vista e em parcelas, faça a conta de quanto dinheiro a mais se paga parcelando. Mostre que em pouco tempo poupando o mesmo valor é possível comprar à vista e vai sobrar dinheiro para outras coisas.

São pequenas ações que ajudam a aprender a lidar com o dinheiro. Aproveite os momentos do dia a dia para construir uma relação saudável do seu filho com o dinheiro. Muito importante: fale sobre dinheiro, ele faz parte da vida e devemos falar sobre ele com naturalidade.

Quer entender como um planejamento pode ajudar toda a família? Entre em contato.